CRONOGRAMA CAPILAR | Shampoo bomba + Projeto Rapunzel

Postado por Virgínia Gaya ♥
Olá, meu nome é Andréa e sou irmã da Virgínia, e a partir deste mês (setembro) irei compartilhar com vocês minha saga para meus cabelos crescerem mais rápido e mais saudáveis. 
Eu tenho o cabelo descolorido (faço luzes) há 17 anos e ele está bem sensibilizado e poroso.

Meus fios são finos (por isso embaraça bastante), mistos (oleoso na raiz e ressecado nas pontas).

Até 2010 eu tinha um cabelão, mas enjoei e resolvi cortar bem curtinho, com a parte da frente mais longa que atrás, e mantive o corte até 2012.
2009

2010


2011

Atualmente estou deixando crescer e confesso que está com a tintura vencida (já marquei horário no salão!) OMG!

Para acompanhar o crescimento e salvar os fios, estou fazendo o cronograma capilar, utilizando o shampoo bomba e Tônico de alho da gota dourada. Calma, explicarei tudinho em detalhes.

CRONOGRAMA CAPILAR


 O que é?



CRONOGRAMA CAPILAR é um agendamento para o tratamento dos cabelos. Dividido em HIDRATAÇÃO, NUTRIÇÃO E RECONSTRUÇÃO. Em cada fase a gente escolhe as máscaras adequadas para a fase, depois de um tempo essa escolha vai ficando mais fácil.

A Hidratação serve para repor a água dos fios. Aqui devemos buscar máscaras que contenham em sua formulação aqua, babosa (diferentes ativos de plantas), depantenol, mel, etc.

Na etapa de Nutrição, haverá a reposição de lipídios, devolvendo a oleosidade natural aos cabelos. É aqui que realizo a umectação (explico mais abaixo). Os produtos utilizados devem conter óleos na formulação da máscara: argan, amêndoas, coco, diversas manteigas, ceramidas e proteínas.

Na Reconstrução, repomos as proteínas perdidas nos diferentes processos químicos. Aqui entra a queratinização e cauterização. Nas máscaras buscamos produtos que contenham basicamente queratina, aminoácidos e colágeno. Após o tratamento é interessante utilizar secador e chapinha pra fechar bem a cutícula.

Cada pessoa adapta a etapa de acordo com o que o cabelo “pede”, mas existe uma tabela geral. Deve-se fazer ao menos 3 vezes na semana.

1ª semana: HIDRATAÇÃO +HIDRATAÇÃO + NUTRIÇÃO
2ª semana: HIDRATAÇÃO +HIDRATAÇÃO + NUTRIÇÃO
3ª semana: HIDRATAÇÃO +HIDRATAÇÃO + RECONSTRUÇÃO

4ª semana: HIDRATAÇÃO +HIDRATAÇÃO + NUTRIÇÃO

Shampoo Bomba. Como fazer?

Para o shampoo bomba, eu utilizei:
  • Pantene Brilho Extremo
  • Shampoo Seda para Cabelos Oleosos (não aparece na foto) 
  • Meia tampinha de Bepantol Solução 
  • 2 colheres de sopa de Monovin A. 
Uso o shampoo bomba em todas as etapas do Cronograma capilar. Às vezes, faço uma segunda lavagem com o Shampoo Frescor vitaminado da Fructis porque o meu cabelo é bem oleoso. Logo em seguida faço uma das etapas do Cronograma correspondente (hidratação, nutrição ou reconstrução), retiro o produto e aplico o condicionador Elséve Color-vive para selar a cutícula do fio.


Etapa Hidratação:

  • Salon Opus treatment - Máscara de hidratação intensiva com óleo de argan (produto desamarelador)
  • Silicon Mix
  • Máscara de argan Vult
  • Bepantol Solução
  • Ampola Alfaparf Midollo di Bamboo
Faço 2 vezes na semana. Misturo tudo num potinho e passo nas mechas enluvando (passando os dedos rapidamente nos fios de cima para baixo). Intercalo os produtos e misturo de diferentes formas.




Touca de gesso: 

A touca de gesso é um tipo de hidratação utilizada antigamente com amido de milho (MAIZENA) que age neutralizando a acidez do fio, selando as fibras, o que proporciona brilho, maciez e uma diminuição no friz (muito bom para quem tem cabelos crespos).

Intercalo 1 vez na semana no programa de hidratação:

  • 1 Colher de Sopa de amido de milho
  • 100 ml de água ou leite
  • 1 Colher de sopa de Máscara Hidratante
Essa mistura é muito potente e deixa o cabelo muito hidratado!!!


 

Etapa Nutrição:

Nesta etapa faço sempre  a UMECTAÇÃO.

UMECTAÇÃO?   O que é?

A Umectação nada mais é do que passar um óleo vegetal (extra virgem) no cabelo. É uma técnica milenar da Índia (está aí o segredo do cabelão lindo das indianas, veja aqui). O objetivo do tratamento é devolver os lipídios e gordura natural dos fios, principalmente para quem tem os cabelos ressecados, porosos e pontas duplas, pois é excelente emoliente, auxilia também no crescimento dos mesmos.

  • Azeite de Oliva Gallo
  • Clairol Professional Shimmer Lights (Condicionador desamarelador)
  • Máscara de Reconstrução Nutritiva Shitake Bio Extratus




Como faço?


 Bem simples.
Com o cabelo sujo, passo um pouquinho de azeite de oliva nas mãos e vou enluvando mecha por mecha. No final passo também na raiz, massageando bastante - a massagem é o passo mais importante!
Ah! O cabelo não fica pingando, viu gente? Só levemente úmido.
Coloco uma touca térmica e deixo no mínimo 1h. Depois lavo com o shampoo bomba normalmente, passo a máscara, aguardo 3 minutos, aplico o condicionar e pronto! Faço uma vez por semana.

O resultado? Cabelos bem soltinhos, macios e brilhosos.

Já percebo bastante diferença nos fios. Vou mostrar todos os produtos que tenho utilizado em cada fase e o jeito que eu faço.


Etapa Reconstrução:

  • Máscara Térmica Reconstrutora com Queratina Haskell
Aqui, após usar a máscara normalmente, eu passo chapinha nos cabelos pra selar bem a cutícula.


Dicas:

Dica 01:

Para todas as etapas, depois das aplicações, lavo retirando todos os produtos. Seco delicadamente, passo esse leave in e protetor térmico da vult (Extream Repair) e seco com secador modelando os fios. Quando estou com o cabelo 70% seco eu passo o Óleo Extraordinário da Elséve.

Dica 02:

Utilizo o Tônico Fortalecedor de Cabelos da Gota Dourada, 2 vezes na semana. Passo na raiz do cabelo  e deixo no mínimo 2 horas, como indicado pelo fabricante. Depois sigo a etapa correspondente do Cronograma Capilar (hidratação, nutrição ou restauração).


Ah! Após ver vídeo da Vi  mostrando os resultados do Pill Food (em vídeo fica muito mais perceptível!), já comprei o produto e já estou tomando! Hehe

Bom, acho que isso é tudo pessoal. O post ficou enorme, eu sei, mas expliquei tudinho que tenho feito pra salvar meus cabelos e dar um up no crescimento também. Pretendo voltar mensalmente para mostrar os resultados dessa aventura. Se tiverem dúvidas, deixem nos comentários que tentarei responder.

Uma fotinho de como está meu cabelo agora:



Por enquanto é isso. Espero que gostem! Beijos! =D

Andréa
@andreaagaya

10 comentários:

  1. NÃO ACREDITO!!! Vais blogar com a Virgínia? Vai ser muuuiiitooo legal!!!!!!!!!! Mas, nega, essa tua foto de cabelo curto de 2011 acabou com o teu projeto... Teu cabelo tá tão lindo nessa foto! Ninguém vai torcer para ele crescer :(

    ResponderExcluir
  2. Andréa Gaya12/09/2014 12:55

    A Virgínia disse a mesma coisa. Eu já acho que vão falar o contrário! kkkkkk Fiquei DIAS pra fazer esse post hehe

    ResponderExcluir
  3. Já fiz luzes uma vez no cabelo, não tenho muita paciência para ficar hidratando, dei graças a Deus quando saiu tudo.

    Tinha o cabelo mais ou menos na cintura, essa semana cortei no ombro..
    Eu amooo cabelo comprido, mais esse teu curtinho ficou muitooooooooooo lindo..
    Lá no blog a nossa colunista Ingrid fez uma postagem desse cronograma capilar, pelo visto, caiu no gosto da mulherada..
    beijitos.. Te espero lá no blog.
    Makeeando

    Faça parte do nosso grupo no Facebook

    Super Blogueiras (Makeeando)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andréa Gaya12/09/2014 13:17

      Oi Paulinha!! De fato tens razão, ter luzes é muito trabalhoso e fazer o Cronograma também requer tempo e dedicação. Quando a gente corta curto, dá uma sensação de leveza muito grande...e obrigada! Hehe vou olhar o blog e ler direitinho, sempre é legal ter todas as informações possíveis. Um beijo e bom final de semana!

      Excluir
  4. Virgínia Gaya16/09/2014 11:19

    Agora tem que fazer resenhas dos produtinhos por aqui!! :D

    ResponderExcluir
  5. Olá, querida! Amei sua página, então posso usar o tônico de alho no mesmo dia à noite, da hidratação e nutrição dos fios?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! POde sim, se tu deixar nos cabelos por 2 horas, como diz o fabricante, e depois fazer a hidratação, não tem problemas. Às vezes eu deixo o tempo indicado, depois faço a nutrição e deixo por mais 1h. Dá super certo! =D

      Excluir
  6. Oi, bom dia, gostaria de saber, se seu cabelo está caindo, como dizem ser as consequências do monovim. Esta sua última foto, foi depois de quanto tempo? Também amei seu cabelo curto... bjuuuuuuuu

    ResponderExcluir
  7. Oi, bom dia, gostaria de saber, se seu cabelo está caindo, como dizem ser as consequências do monovim. Esta sua última foto, foi depois de quanto tempo? Também amei seu cabelo curto... bjuuuuuuuu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Greiciane, não observei queda de cabelo com o monovin não, em breve irei fazer um up date do meu cabelo e de todo o tratamento + cronograma capilar, tá bem? Um beijo

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Conceito Gaya | Layout por A Design